27.12.05

Os olhos são cegos

- Os homens bem se encafuam dentro dos comboios, mas já não sabem do que andam à procura - disse o principezinho. - Andam sempre à roda.
E comentou:
- É que não vale mesmo a pena! O poço a que chegámos não tinha nada a ver com um poço sariano. Os poços sarianos são simples buracos cavados na areia. Aquele era um poço de aldeia.
Mas não havia ali aldeia nenhuma. Seria um sonho?
- Que estranho! - disse eu para o principezinho. - Está tudo pronto! A roldana, o balde, a corda...
Riu, pegou na corda e fez girar a roldana.
E a roldana gemeu como um velho catavento geme depois de um longo sono do vento.
- Ouves o poço? - perguntou o principezinho. - Acordámo-lo e ele pôs-se a cantar...
Eu não queria que ele fizesse esforços.
- Deixa cá ver isso - disse-lhe - É pesado demais para ti.
Icei lentamente o balde até à borda. Poisei-o em cima dela, bem direito. O canto da roldana ainda cantava nos meus ouvidos e, na água, ainda a tremer, euvia tremer o Sol.
- Tenho sede desta água - disse o principezinho. - Dá-me de beber...
E então soube do que ele andava à procura.
Levei-lhe o balde à boca e ele bebeu, de olhos fechados. Tão boa! Aquela água era muito mais do que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço dos meus braços. Era boa para o coração, como uma prenda. O mesmo se passava quando eu era pequeno: as luzes da árvore, a música da Missa do Galo e a ternura dos sorrisos é que davam o brilho todo ao meu presente de Natal.
- Os homens da tua terra são capazes de plantar cinco mil rosas no mesmo sítio... - disse o principezinho. - E, apesar de terem um jardim com muitas rosas, não descobrem aquilo de que andam à procura...
- Pois não... - respondi eu.
- E podiam descobrir aquilo de que andam à procura numa única rosa ou num único golo de água.
- Pois era - respondi eu.
O principezinho acrescentou:
- Mas os olhos são cegos. Só se procura bem com o coração.
Antoine de Saint-Exupéry in O Principezinho (cap.XXV)

2 Posfácios:

Blogger Mikas escreveu...

O Principezinho tem sempre razão, não é?

Beijinhos

27/12/05 20:28  
Blogger Saraï escreveu...

É! Na simplicidade das razões e dos sentimentos do Principezinho estão grandes lições...
Está o convite a deixarmos de ser Adultos e a voltarmos a ser Crianças... nos nossos corações.
*bjs, miguinha.

28/12/05 11:32  

Enviar um comentário

<< Home